Total de visualizações de página

domingo, 13 de setembro de 2009

Manual de Capelania - História da Capelania

Durante muito tempo o catolicismo romano dominou a capelania e somente os sacerdotes católicos eram chamados para acompanhar as Forças Armadas. Foi nos Estados Unidos que (saiba mais...)

**************************************************

Na era cristã, pos-biblico, o exercício de capelania foi iniciado por ( Saiba mais...)

***************************************************
Atribui-se daí que capelão é alguém movido de compaixão pelo seu semelhante como o foi Jesus e capelania é a ação da prática da misericórdia para com aqueles que estão passando por grandes dificuldades. Capelania refere-se a um ministério no qual, homens e mulheres, movidos de intima compaixão pelo seu próximo se dispõe a servir ao Senhor Jesus, levando o reino de Deus a todas as pessoas, sem exceção. Jesus disse que quando fazemos (Saiba mais...) informe-se: unipasca@gmail.com

Saiba Mais...

Ao fazer visitas, a primeira coisa que você precisa entender é: que toda instituição tem suas leis e regras, e mesmo sendo um capelão não pode impor sua autoridade em terreno alheio, salvo se as leis daquela instituição estiver violando o direito do paciente, o qual você é responsável, de receber assistência espiritual. Por exemplo, se for ao hospital e (saiba mais...)

******************************************************************************
O Capelão Titular contratado pelo Hospital é parte integrante da equipe de saúde e assim como o médico, ele tem acesso aos pacientes a qualquer momento. Mas tenha cuidado para não importunar o paciente. Observe os itens a seguir:

a)Se a pessoa ainda não o conhece, apresente-se a ela. Dizendo seu nome e sua função. Pergunte o nome dela e repita-o expressando da satisfação de estar ali falando com ela. Seja gentil, mas, sem exagero! Procure agir com naturalidade, assim, ela se sentirá segura e (Saiba mais...)

*************************************************************
O hospital é uma instituição que busca a cura física do doente. Porém, o interesse do capelão cristão vai além da cura física. O capelão crente em Jesus, tem algo que todos desejam: esperança. E, ele está ali com suas palavras de otimismo, solidariedade, compaixão, levando também ao enfermo, não somente a esperança da cura física, mas, a cura da alma. Mas expresse esta esperança de forma (saiba mais...)

*************************************************************
Devemos fazer nosso trabalho com sabedoria a fim de que não venhamos a ferir os direitos dos outros.
Seja uma boa testemunha. Faça a obra de capelania movido pelo Espírito Santo, cheio de sua unção, na autoridade do Nome de Jesus. (Saiba Mais...)

UNIPASCA - Manual do Capelão

Se você faz parte da Equipe de Capelania Itinerante, terá mais disponibilidade de tempo para se dedicar à visitação em diversos órgãos ou instituições. E se você é um capelão de tempo integral terá mais tempo para se dedicar a instituição ou empresa que o contratou.
Neste apanhado de instrução: Manual de Capelania, elaboramos algumas informações que poderão ajudar no desenvolvimento do seu Ministério. Informe-se: unipasca@gmail.com
UNIPASC (União Internacional de Pastores e Capelães).