Total de visualizações de página

domingo, 12 de maio de 2013

Honra de ser Capelão ou Capelã





Honra de ser Capelão ou Capelã


Eu estava num congresso de pastores, fazendo a cobertura jornalística do evento, quando pela primeira vez ouvi falar que o ministério de capelania estava abrindo suas portas e permitindo a entrada, não somente de pastores, mas, também de outros membros do corpo de Cristo. O capelão mostrou uma linda e atrente carteira de couro preto, com uma crendencial de capelão na qual incorporava um brasão dourado. “Esta insígnia, - dizia ele, - é fabricado na mesma indústria onde se fabrica os distintivos da mais alta patente das Forças Armadas dos Estados Unidos. Com este documento os capelães podem entrar em hospitais, presídios e outras instituições do governo ou particular, sem impedimentos”.
Desde pequena eu ouvia falar em Capelão Militar, Capelão do Exército, Capelão da Marinha, através dos filmes que assistia na televisão. Apenas aos homens era dado a honra de exercer este cargo. E, nunca imaginei que um dia eu seria uma capelã e muito menos que assumiria a liderança de capelania no Estado de Massachusetts, USA. Jamais imaginei que estaria envolvida na formação de capelães, entraria em hospitais e presídios para levar palavras de amor, de fortalecimento, de esperança aos aflitos e abatidos, em nome do Senhor Jesus como capelã. Mas, isto aconteceu comigo, glória a Jesus! E a medida que fui conhecendo os benefícios da capelania para ajudar o meu semelhante e a benção de servir a Deus através deste ministério, fui entendendo que ser capelão ou capelã, é mais do que possuir uma credencial; ser capelão ou capelã é mais do que exibir uma carteira com um brasão dourado, quando nos pedem para mostrar nosso documento de capelão; ser capelão ou capelã é muito mais do que nos colocarem na primeira classe de um avião quando estamos viajando em solo americano e descobrem que temos este honrado título; ser capelão é muito mais do que nos colocarem sentados em lugar de honra entre governadores e grupos empresariais internacionais quando nos identificam como tal; ser capelão é muito mais do que insistirem para não receber o pagamento de nossa passagem quando a queremos pagar; Ser capelão é muito mais do que ultrapassar linhas de isolamento policial, como já aconteceu conosco; ser capelão ou capelã é muito mais do que ter um brasão fabricado na mesma indústria onde se fabrica os distintivos da mais alta patente das Forças Armadas dos Estados Unidos. Ser capelão ou capelã é ser servo e serva de Jesus; é representar Jesus Cristo e andar entre os pobres e oprimidos; ser capelão é ter compaixão pelos que sofrem, entrar nos hospitais para dizer Deus não esqueceu de você. Entrar num presidio para dizer ao presidiário: Deus ama e perdoa você. É ter coragem de dizer ao mais alto licenciado educador universitário: você é alvo do amor de Deus. É ter autoridade para se aproximar do chefe de nação e dizer: Só Jesus é o Senhor de todos os povos e somente Ele, no coração dos homens, pode tornar uma nação justa, poderosa e sem violência. Pois “Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor!”
Ser capelão é sair as ruas e ajudar a combater a violência levando a mensagem que Jesus transforma e perdoa ao mais vil pecador. Enfim, ser capelão é atender um chamado de Deus para levar seu amor e salvação.E, através do exercício da misericórdia levar e esperança aos que sofrem.



Marleide Lima (Pastora e Capelã)