Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de maio de 2014

PREGANDO AOS OUTROS, PORÉM, REPROVADO.




Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho! Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado. (1 Coríntios 9:16, 27).
Quão precioso é conhecermos o amor de Deus na sua essência e poder dividir esse amor, não somente com aqueles que nos cercam, mas, até os confins da terra. E como é precioso, quando não o podemos fazer, pessoalmente, enviar alguém em nosso lugar. Por isto, a importância de sustentar a obra do Senhor em todos os lugares através do trabalho missionário. Quando não podemos ir, enviamos e sustentamos aqueles que vão, com nossas ofertas e orações.  Se assim não o fizermos como iremos evangelizar o mundo? O apóstolo Paulo  diz: porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.  E questiona: "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!” (Rm. 10: 13-15).
Após três anos de Ministério, Jesus deixou-nos a responsabilidade de anunciar o evangelho das boas novas. E, não somente anunciar, mas, ensinar todas as coisas que Ele nos ensinou através da sua Palavra. 
E, para anunciar este é evangelho com eficácia é necessário conhecer a Cristo e receber o seu poder, como diz a Escritura. Jesus disse: "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". ( Atos 1:8).
Os discípulos de Jesus após serem revestidos de poder iniciaram a missão que haviam recebido e começaram a anunciar Jesus como o Senhor e Salvador do mundo. Eles pregavam arrependimento de pecados; pregavam a morte e ressurreição do Senhor Jesus; pregavam as Escrituras; e viviam o amor.  Jesus afirmou:  " Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". (João 7:38). Infelizmente os pregadores tem investido seus esforços para pregar suas idéias filosóficas, seus conceitos; distorcem a palavra, pregam o ódio entre irmãos; difamam e se fazem de juízes para, em nome de Deus, julgar e condenar, enquanto Jesus disse: “Eu a ninguém julgo” e, exortou: “Não julgueis para que não sejais julgado”.  
Ele recomendou o amor e unidade entre seus discípulos como o principal sinal de que eles o amavam e obedeciam os seus mandamentos. Estar unidos num só corpo era a prova de que haviam entendido o seu amor e sacrifício por eles e se assim o fizessem, o mundo ia se interessar em conhecer o Cristo que anunciavam e saberiam que  eram filhos de um mesmo Deus. Jesus, afirmou: Nisto conhecereis que sois meus discípulos, se fizerdes o que eu vos mando. Como podemos anunciar o que Cristo nos manda? Conhecendo a sua Palavra, as Escrituras Sagradas. É através da Palavra de Deus que vamos poder fazer o que Jesus nos manda e todos poderão conhecer que somos seus discípulos, que somos seus seguidores, que somos o que nos denominaram: Cristãos! E glória a Deus por sermos verdadeiros cristãos! O que antes era zombaria, termo de menosprezo, se tornou em patente de honra. Temos sobre nossas vidas um peso de glória, porque precioso é servir Aquele que está acima de todos, e é sobre todos, pois tudo é dele. "Porque dele, por Ele e para Ele, são todas as coisas; glória, pois a Ele".
O Apóstolo Paulo diz: "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho! Mas esmurro o meu corpo e  faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha  a ser reprovado". Por esta razão este mesmo apóstolo diz: "Já estou crucificado com Cristo,  e, não mais eu vivo, Cristo vive em mim".  Esta era a sua  forma de entrega total.
Esmurrar  o corpo não significava flagelá-lo com um instrumento de tortura como o faziam os sacerdotes pagãos de sua época, e até mesmo o vemos em nossos dias. Quantas pessoas se auto torturam para, segundo eles, expurgar seus pecados, ou para alcançarem ou pagarem uma graça, devoção essa a um deus pagão, um ídolo, ou uma imagem idólatra os quais o nosso  Deus Criador, condena e abomina. Jesus foi torturado, flagelado e moído  por causa dos nossos pecados. Nenhum sofrimento humano é capaz de substituir o sofrimento de Cristo. Nenhuma penitência humana tem valor para pagar suas culpas para com Deus. Somente o sacrifício de Jesus, Cordeiro imaculado de Deus, tem poder para remir o pecador.
E, ser chamado para anunciar a grandeza do amor de Deus era tão precioso  que Paulo está dizendo que as suas vontades, os seus desejos pessoais não priorizam a sua entrega e renuncia por aquele que dera sua vida em seu resgate; Paulo está dizendo que sua prioridade é anunciar o evangelho do reino, segundo os ensinos do seu Senhor. Pois, se ele não for fiel, se não viver  e anunciar o evangelho segundo o que aprendeu, no acerto de contas com o justo Juiz, ele poderá perder seu lugar de honra na presença do Rei. Esmurrar o corpo para não ser reprovado e reduzir a escravo significa para  Paulo, negar o seu "eu", e servir ao Senhor Jesus sem restrição, sabendo que seu trabalho não é em vão no Senhor.
Escrevendo a igreja de Corinto, o Apóstolo faz alusão aos jogos de Atenas, capital da Grécia, comparando o esforço dos atletas para a conquista do prêmio olímpico com o esforço  da nossa jornada cristã. "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado". 
(Ct.9:24-27).
Em nossos dias muitas igrejas denominadas cristãs estão cheias de corredores em busca de prêmios, mas, não  "o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". (Fl.3:14). Líderes e membresia estão correndo em busca de prêmios perecíveis. E muitos os alcançam e orgulhosos golpeiam o ar e esmurram o peito dizendo: eu sou o cara!
Jesus disse: "Se alguém quiser vir após mim, negues a si mesmo". Poucos são os que se apresentam dispostos ao sacrifício da cruz. Com certeza Jesus se sacrificou por nós e a terrível cruz pesada foi Ele quem a carregou, mas deixou bem claro que a vida cristã exige renúncia. Deixou bem claro que, aquele que se apresenta para segui-lo e obedecê-lo terá uma cruz para carregar. Seguir a Jesus não é tão difícil, difícil mesmo é obedecer! Amar a Jesus não é difícil, difícil mesmo é amar os seus mandamentos e fazer a sua vontade. Pregar e anunciar Jesus não é difícil, difícil mesmo é pregar segundo as Escrituras. Paulo conhecia os falsos anunciadores do evangelho e numa de suas cartas ele diz: "Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra". (Tito 1:16).
Após conhecer Jesus e receber o seu chamado, todos são impulsionados a ir, e anunciar o evangelho do seu reino. Mas, para entrar no seu reino precisa ser aprovado. 
O apóstolo Paulo fala da qualidade da obra para a edificação e a primeira coisa que se deve observar para construção da habitação do Santo Espírito de Deus, é o seu fundamento, seu alicerce. Para que uma casa ou um edifício seja firme e seguro, essa obra tem que ter uma base sólida. Na parábola da casa sobre a rocha, Jesus mostra a diferença entre duas construções. Uma teve como base a rocha e a outra foi feita na areia. Quando a tormenta chegou, destruiu a casa  construída na areia; e a casa construída sobre a rocha, resistiu. A fúria da tempestade não conseguiu destruí-la. Jesus é a nossa Rocha firme. É o alicerce seguro no qual podemos construir nosso edifício espiritual. E quando as tempestades da vida aparecem para nos abater, não somos abalados.
Nós somos casas de Deus. Cada pessoa que recebe Jesus como Senhor e salvador se torna morada de Deus, habitação do seu Santo Espírito. "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?" (1 Ct 3:16). Então,  quando alguém se propõe a anunciar o evangelho do Senhor Jesus ele deve construir essas casas sobre um único fundamento que é Cristo.  Paulo diz: "Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. 
Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo".
( 1 Ct.3:10, 11). Mas, além da base, precisamos do material para erguer a casa. Uma boa casa deve ter material de qualidade. "Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. (1Ct.3:13).
Então certo estamos de que para ser aprovado, o construtor precisa usar material de qualidade porque essa construção vai passar pelo controle de qualidade de Deus. A nossa própria casa e as casas que vamos ajudar a construir necessita de base sólida e de material de qualidade. Paulo diz: "Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. (Tito 1:7). E Jesus afirmou: "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei  cada um de acordo com o que fez". (Ap. 22:12).
Paulo viveu e pregou o evangelho de acordo com as Escrituras, seguindo o que Jesus havia lhe ordenado. E por isto, ele tinha  autoridade para dizer: " Sede meus imitadores como eu sou de Cristo" e no final de sua jornada terrena ele assim se expressou: "Quanto a mim, já fui oferecido em libação, e chegou o tempo de minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo juiz, naquele dia; e não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor sua aparição (2Timóteo 4,6-8). Afirmou em sua carta a Tito: "O Senhor me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém". (2 Tm. 4:18)..
E você que tem pregado o evangelho ora falando, ora cantando, ora escrevendo. Quando o Senhor lhe chamar para o acerto de contas, ao prestar o exame final, qual será o seu resultado? O que seu Mestre vai lhe dizer? Aprovado ou reprovado?
Todos queremos ser aprovados. Todos nós apelamos para a Graça e graça não se paga, é presente de Deus, é "sem dinheiro e sem preço". Mas esse presente tem que ser zelado. " Guarda o que tens para que ninguém tire a tua coroa". Graça leva ao arrependimento. "Lembra de onde caíste e arrepende-te, se não vomitar-te-ei da minha boca". Graça leva à santificação. "sem a santificação ninguém verá o Senhor". Graça leva aos degraus do amor. "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes". Graça mostra somente um único caminho porque: "ha caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles são caminhos de morte". Porém, Jesus afirmou: Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai, senão por mim".
E, A então? Aprovado: Vinde Bendito de meu Pai possuir por herança o reino que lhe foi preparado!
Reprovado: Aparte-se de mim, maldito. Não o conheço.
Será horrível ouvir daquele que em seu nome você tanto falou, a sentença : "Aparte-se de mim, maldito".  Mas, Senhor, em teu nome eu profetizei! Em teu nome eu curei! Senhor, em teu nome eu ganhei muito dinheiro porque o Senhor me abençoou. É certo que eu não cuidei dos pobres como o Senhor manda em tua Palavra e não tive tempo para visitas, ir a hospitais e presídios para levar uma palavra de salvação àqueles infelizes. Mas eu investi em grandes eventos, em carros e aeronaves, e assim, era a forma que encontrei de alcançar um número maior de pessoas.
Senhor, eu gastei minha vida cuidando de minha igreja. Minha preocupação era equipar a tua casa com a mais alta tecnologia. Por amor a ti nunca exortei nenhuma de minhas ovelhas sobre usos e costumes. Nunca as impedi de fazer a tua obra como era do agrado de cada uma delas. Fizemos de tudo para ganhar muitos. O que as pessoas do mundo faziam para adorar o diabo, a gente transformava em adoração a ti. As pessoas se sentiam bem e confortáveis na tua casa e sempre os nossos ajuntamentos era uma festa. Eu lhe asseguro que me esforcei o máximo para não ser como os fariseus.  Eu nem tinha tempo para mim e muito menos para minha família. Senhor, eu fui ministro de música da minha igreja! Trabalhei na tua obra e apresentamos lindos musicais! Senhor, eu cantei no coral de minha igreja! Senhor eu fazia shows em louvor a ti; está certo que o meu "cash" era alto porque eu estava entre os mais famosos e bem sucedidos levitas adoradores. Mas todo o meu sucesso eu devo a ti, Senhor!  Senhor, eu escrevi tantos livros e artigos e falei do teu nome! É certo que nem tudo estava compatível com as Escrituras, porque eu estudei e pesquisei muito e baseei minhas obras em ensinos do mais alto padrão. Estudei grandes teólogos; os conceitos filosóficos abriram meu entendimento; os avanços científicos, e tecnológicos, a informática e todo esse sistema globalizado que nos aproximam mudaram o meu modo de pensar, mas nem por isso deixei de honrar o Senhor. Senhor, o meu nome não está no teu livro? Mas eu passei a minha vida defendendo o teu evangelho! Preguei contra os falsos profetas, falsas heresias, contra ordenação de mulheres ao santo ministério, gastei toda a minha vida ensinando as minhas ovelhas que nós éramos os teus escolhidos, que a nossa igreja era a única e fora dela todos eram hereges. Por favor, verifique melhor! Sou teu servo, Senhor! - Não o conheço. Apartem-se de mim, todos vocês que praticaram iniquidade.
Irmão, irmã, e aí? Como você vai estar diante do justo Juiz? Aprovado ou reprovado? “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.( Mt 7: 21).

Um comentário:

  1. Borgata Hotel Casino and Spa - Mapyro
    Welcome to the Best Borgata Hotel 제천 출장마사지 Casino and 영천 출장안마 Spa. This map is for the Borgata Hotel 전라남도 출장샵 Casino and 시흥 출장마사지 Spa in Atlantic City, NJ. 경상북도 출장안마

    ResponderExcluir