Total de visualizações de página

domingo, 17 de maio de 2009

Abundante Graça


Igreja do Senhor Jesus estamos atravessando tempos difíceis! Muitas vezes olhamos para um grupo de pessoas que professam a fé cristã e não podemos identificar essas pessoas como verdadeiros discípulos de Cristo. Ao longo da história a igreja vem sendo fragmentada pela falta de testemunho de muitos que adentram as suas portas, participam do convívio eclesiástico, mas, não querem compromisso com o Reino. O mundo e seus valores são mais atraentes para eles. Impossivel para elas renunciar alguma coisa em obediência a palavra de Deus. Porém continuam nas igrejas como árvores improdutivas, galhos secos, uvas azedas, atrapalhando o desenvolvimento da obra. Precisamos volver o nosso olhar para as veredas antigas, e tomar por modelo a vida daqueles que viviam e pregavam o evangelho, não somente com palavras, mas, especialmente com suas vidas. Temos registrado nas Escrituras Sagradas exemplos de servos de Deus que sabiam fazer a diferença em meio à geração corrompida de sua época. Podemos citar José, filho de Jacó que disse não as seduções da mulher de Potifar; também, Daniel e seus amigos que não se impressionaram com os manjares do rei e, mesmo ameaçados de morte, numa fornalha ardente, não cedeu às pressões daqueles que os queriam fazer pecar contra o Senhor; Moisés, que recusou ser chamado filho da filha de Faraó, por amor ao seu povo; Mas especialmente eu quero falar sobre a Igreja Primitiva, sobre Graça que transbordava na vida dos apóstolos e dos irmãos da Igreja Primitiva. Os Pastores da Igreja Primitiva podiam falar do amor de Deus com ousadia e intrepidez e multidões paravam para escutá-los; o livro de Atos registra o entusiasmo dos cristãos descrevendo como eles viviam o evangelho de Jesus em temor e obediência aos seus ensinamentos. Por isso, sinais e maravilhas eram visíveis entre eles. Milagres de salvação, de transformação; milagres de cura aconteciam; as pessoas levavam seus doentes para serem curados pelos apóstolos e quando não podiam ser atendidos até a sombra deles curava os doentes.
Na Igreja Primitiva havia esse derramar do Espírito Santo. E por isso eles anunciavam o poder do Evangelho aos homens no poder do evangelho que estavam vivendo e transformado o mundo. Pessoas de todas as raças recebiam a salvação. Os crentes da Igreja primitiva incomodavam o mundo; E, sabe por quê? Porque era um o coração e a alma dos que recebiam a Salvação do Senhor Jesus em suas vidas. Eles se amavam mutuamente; eles viviam em unidade; eles sabiam repartir o pão. Maravilhas aconteciam na Igreja Primitiva, porque em todos eles havia abundante graça, diz a Palavra.
Eles possuíam a graça que descia do trono, que transbordava do coração de Deus; a graça que levou o Filho de Deus a renunciar o seu trono, se rebaixar à condição de homem e subir no madeiro para salvar o mundo; graça que nos dá a paz que o mundo não pode dar, que a fama não pode satisfazer, que as riquezas não podem comprar; graça que nos reconciliou com Deus, e que pode nos fazer um com Jesus; graça que nos manda amar o nosso irmão como Jesus nos amou; graça que nos ajuda a renunciar os nossos próprios interesses, nos dá forças para a tomar a cruz e seguir as pegadas de Jesus.
A igreja primitiva operava sinais e maravilhas porque os apóstolos viviam nessa graça e por ter essa graça eles pregavam com ousadia. A graça que os levavam a dizer: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos; em nome dessa graça eles podiam dizer: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome do Senhor Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis a virtude do Espírito Santo.
Porque eles tinham essa abundante graça eles podiam batizar e agregar quase três mil almas de crentes num só dia; e, mesmo perseguidos, a abundante graça lhes fortalecia e os levava a ter tudo em comum; e a graça do Senhor era tão visível em suas vidas que, por causa do seu testemunho diz a Bíblia, eles caiam na graça do povo e por isso o Senhor acrescentava à igreja aqueles que aceitavam a salvação.
Porque tinham essa graça o Apóstolo Pedro podia dizer a um paralítico: Não tenho prata e nem ouro, mas o que tenho isto te dou: Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda;
E, porque os apóstolos tinham essa abundante graça eles não buscavam honras para si mesmos, mas diziam: Por que olhais tanto para nós como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar esse homem?
A abundante graça em suas vidas dava-lhes intrepidez para dizer: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
Por que a igreja Contemporânea tem falhado? Por que em nossos dias não existe esse derramar do Espírito Santo como havia na Igreja Primitiva? Será que Deus mudou? O nome de Jesus não tem o mesmo poder? O Espirito Santo não opera em nossos dias como operou no passado? Absolutamente! Deus é o mesmo ontem e hoje, e eternamente, amém! O nome de Jesus tem todo poder! Jesus afirmou: é me dado todo poder! O Santo Espírito de Deus é o mesmo que opera em nós tanto o querer como o efetuar! A Trindade trabalha em harmonia, em unidade, e está a disposição do povo de Deus para abençoar e operar maravilhas através de suas vidas, como operou na Igreja dos Apóstolos. Mas, então, porque não estamos vendo essas maravilhas na igreja contemporânea?
Em primeiro lugar, porque está faltando a igreja se encher da graça que havia nos apóstolos e nos crentes da igreja primitiva. E, faltando essa graça, falta amor, e faltando amor, falta unidade, e faltando unidade, falta misericórdia, e faltando misericórdia, não podemos atender a voz do Senhor que diz: sede uns para com os outros benignos e quando não há benignidade, misericórdia, amor, falta a unção e faltando a unção falta poder; e faltando poder, o Espírito Santo de Deus não vai operar maravilhas através dessa igreja.
Em segundo lugar, porque os pregadores de hoje estão mais preocupados com a prata e o ouro, do que com o dono da prata e do ouro. A Igreja Contemporânea tem falhado porque os anunciadores das boas novas não estão dispostos a obedecer ao Senhor Jesus quando Ele diz: não leveis convosco nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas, e em qualquer casa que entrardes ficai ali; porém, os anunciadores das boas novas estão à procura de altos salários, hotéis de luxo, carros e mansões nos bairros mais nobres da cidade. O Senhor da obra diz: buscai primeiro o reino de Deus, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas, mas os anunciadores das boas novas estão buscando em primeiro lugar as demais coisas sem entender o que é estar lançando sobre ele toda a ansiedade; porque ele tem cuidado daqueles que o obedecem. E quem o obedece tem vida abundante; e quem faz a sua obra, digno é do seu salário. Mas, vida abundante não significa que os anunciadores das boas novas corram atrás das riquezas deste mundo. O Apóstolo Paulo diz: porque “os que querem ser ricos caem em tentação, e em laços, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína; porque o amor ao dinheiro é a raiz de todas as espécies de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.
Na Igreja Primitiva o povo era atraído pelo poder do Evangelho transformador que podia garantir a vida eterna em Jesus; na igreja Contemporânea o povo está sendo atraído pelo evangelho que lhes garante prosperidade e a ganância do ter impede o verdadeiro derramar do Espírito Santo e o povo fica sem conhecer o significado da verdadeira salvação.
Na Igreja primitiva os anunciadores das boas novas, os Apóstolos do Senhor Jesus tinham coragem de dizer: importa mais servir a Deus do que aos homens; na Igreja contemporânea a maioria está servindo mais a homens do que a Deus! É o homem quem dita as regras; a Palavra é lida, mas a interpretação vem de mentes secularizadas e ao invés de ensinar os preceitos de Deus, ensina as suas idéias, e suas filosofias totalmente fora do conceito de Deus.
Assisti a pregação de um pastor que aconselhava aos jovens de sua igreja a assumirem compromisso matrimonial com separação de bens porque, dizia ele, nunca se sabe com quem você está se casando. A mente secularizada daquele líder ensinava que eles deveriam desconfiar dos seus cônjuges! A Palavra de Deus diz que ambos se tornam numa só carne e que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela; e diz que o amor não suspeita mal; mas não é isso que está sendo ensinado aos pobres nubentes!
E desta forma, na realidade, estão de seus púlpitos ensinando os jovens nubentes a se prepararem para o divórcio. Exagero? Nenhum pastor ousaria dar tais conselhos as suas ovelhas? Gostaria que fosse mesmo! Mas, não estou passando informação de terceiros, eu tive o infortúnio de ouvir tais disparates de um líder pregando para a juventude de sua igreja. É patético ouvir um pastor aconselhar aos membros de sua igreja a não se envolverem com a necessidade do seu irmão, pois se o fizerem estarão atrapalhando o agir de Deus na vida daquele que está em aflição. A Bíblia diz que Deus corrige aqueles a quem ama, mas a correção de Deus não implica na minha alienação solidária, no meu dever de socorrer o meu próximo. A Palavra diz: se o teu irmão tiver necessidade, não lhe negue ajuda; dê tudo o que ele precisar para as suas necessidades, e o Senhor recomenda: e não fique pesaroso o teu coração. E em seguida faz a promessa: Porque por essa causa te abençoará o Senhor. Mas a maioria não lê a Palavra e todo o lixo de idéias e conceitos de pregadores que não se importam com os preceitos de Deus e que não vivem em abundante graça, o povo absorve e os põe em prática.
Por quê? Porque seus corações pulsam não pelo Reino de Deus, mas, pelos tesouros os quais a traça e a ferrugem consomem e onde os ladrões minam e roubam; Pois para essas pessoas a vida se resume apenas nas coisas daqui. E, Por quê?
Porque falta a graça que é muito mais importante do que qualquer tesouro terreno.
Porém, O Deus dessa mesma graça que vem com a justiça vai provar as obras de cada um de nós; O Deus dessa mesma graça vai fazer o prato da balança mostrar a veracidade do peso de nossas ações; O Deus dessa mesma graça vai dizer para os seus fiéis e obedientes servidores: sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor.
O Deus dessa graça que diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, vai dar a sentença para os que andam segundo a carne, buscando seus próprios interesses, envolvidos com os desejos do seu enganoso coração; Sim aos que ao bem chamam mal e ao mal chamam bem, aos que ao justo nega justiça e aos ímpios justifica por presentes. Sim a esses que optaram por ficar fora da graça vão ouvir do autor da graça que é a própria Graça, a sentença: Apartai-vos de mim malditos, pois, não vos conheço.
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Fl 3:18-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário