Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de maio de 2009

Palavras aos Capelães


Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. (Mt 25:36).

A sua indiferença ao clamor dos aflitos, a sua falta de compaixão, o seu desamor poderá leva-lo a passar a sua eternidade sem Deus. Tiago diz que “quem sabe fazer o bem e não o faz comete pecado”. Portanto, se você não estende a mão para socorrer ao que sofre, se você não tem compaixão pela dor do seu semelhante, você está em pecado; e o pecado contamina.E quem está contaminado não pode entrar na cidade santa. “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. (Ap. 21:27)

Somos chamados e escolhidos para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e mostrar a nossa paixão pelas almas perdidas e o nosso amor por Jesus. Mas, esse privilégio não é do pastor, do missionário, do evangelista e de nenhum obreiro em especial, mas, de todo aquele que recebeu Jesus em sua vida. Jesus disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai, ele vo-lo conceda. (João 15:16). Antes de voltar para assumir o seu majestoso trono na glória do Pai, Jesus reuniu os seus discípulos e disse: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mt 28:19). Em Ezequiel 33: 11, o Senhor afirma que não tem prazer na morte do ímpio, mas, o seu desejo é que todos se arrependam. Por isso ele nos comissiona a ir por todo o mundo anunciando a sua salvação, a começar por Samaria, isto é pela nossa cidade. Na realidade a ordem de anunciar a salvação do Senhor, de falar do seu amor por nós, começa na nossa casa. Ao recebermos Jesus em nossas vidas, a nossa família deve ser abençoada, também; a promessa de Deus é que aquele que crê em Jesus levará a benção da salvação a sua família: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos16: 31). Muitas vezes o Senhor não permite que saiamos anunciando o seu evangelho aos confins da terra, sem antes anuncia-lo à nossa casa. Foi o que aconteceu com aquele homem da província dos gadarenos quando Jesus o libertou da legião de demônios. Após ser restaurado, e completamente livre das correntes do diabo, ele pediu ao Senhor que o deixasse segui-lo. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. (Mc 5:19). Outras vezes o Senhor nos dá uma ordem como o fez com Abraão: Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (Gn12: 1). Por isso devemos estar atentos à voz do Santo Espírito para que possamos entender a vontade de Deus para nós. Sei que para muitos irmãos o Senhor está dizendo: sai do conforto de sua casa por algumas horas, sai do seu comodismo, sai da sua indiferença e vai socorrer os aflitos deste mundo. Portanto, se você sente o chamado de Deus para ser um capelão, você não precisa ficar questionando quando deverá começar. A hora é agora! Ao abrir a porta do seu apartamento ou da sua casa, ao ultrapassar o portão do seu jardim, você encontra alguém que precisa da sua compaixão.
E quando você anda mais alem, indo aos hospitais, presídios, escolas, universidades, asilos, albergues, creches etc, você entende melhor porque Jesus chama os pobres, os aflitos, os excluídos da sociedade, de meus pequeninos irmãos; e, quando você, cheio de compaixão, os socorre, diz o Senhor que receberá a recompensa por isso. "Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes". (Mt 25:39, 40).
As igrejas estão repletas de pessoas que afirmam serem crentes em Jesus, mas, não produzem nenhum fruto para o seu reino; estes se acomodaram ao evangelho de "salvos pela graça" e acham que não precisam fazer mais nada para entrar no céu. Jesus, porém, afirma que a árvore que não dá fruto é cortada e lançada fora. Tem muito arvore seca, pronta para ser cortada; tem muito ramo fora da videira precisando de enxerto. Sei que você está sendo tocado por esta palavra e o Espírito Santo de Deus está trazendo-lhe a memória o quanto tem sido omisso, preguiçoso, e leviano com a obra de Deus. Egoisticamente tem vivido a sua vida cristã e,como árvore infrutífera nada tem realizado em prol do reino de Deus. Mas, há esperança para você que está como a árvore seca ou está fora da videira. A palavra de Deus diz: Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. (Jó 14:7-9). Para que você se renove, para que suas raízes voltem a brotar você precisa beber da água viva; sacie desta água e comece a produzir frutos. Se você sente que é um ramo fora da videira você não pode produzir frutos, só quando estamos enxertados na videira é que recebemos os benefícios de pertencê-la. O Senhor diz: Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:4, 5). O Apóstolo Tiago nos dá esclarecimento de como podemos conduzir a nossa vida cristã, dentro da vontade daquele que nos chamou para produzir frutos. Ele aconselha: Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tg. 2: 14-17, 26). O mandamento de Deus para os seus filhos é produzir frutos; é anunciar a sua salvação; é socorrer os aflitos. Aquele que nada faz pelo seu próximo não pode se identificar como um discípulo de Jesus, não pode dizer que é um filho de Deus, não pode dizer que ama Jesus. O Apóstolo Paulo diz que o Senhor nos salvou para as boas obras. "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". (Ef. 2:10). Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele". (João 14:21). Somos salvos para produzir frutos, somos salvos para servir, somos salvos para exercer a misericórdia. Jesus disse: "Nem todo o que diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas só aquele que faz a vontade Muita gente vai ficar fora do Reino porque durante a sua caminhada cristã não olhou ao seu redor com um coração cheio de misericórdia; e por isto, não viu o ferido à beira do caminho, não parou para escutar o clamor dos aflitos; seus compromissos eclesiásticos, não lhe permitiu andar a segunda milha com aquele que precisou da sua companhia; seu ativismo religioso não lhe deu tempo suficiente para tirar a sua capa e dar ao que tinha frio. E a Palavra é clara quando diz: Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. (Tg 2:13) Com certeza não são as obras que nos garantem a salvação, porque somos salvos pela graça. Muitos não fazem nada porque estão acomodados no evangelho de salvos pela graça, e outros se esforçam para fazer obras achando que elas o levarão ao Reino de Deus. Mas, em Romanos 11:6, Paulo esclarece: Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Então, você pergunta: Se as obras não salvam, então por que no dia do juízo muitos crentes ficarão fora do reino por não ter feito nada pelo seu próximo? O Apostolo Pedro termina o seu livro com a seguinte advertência: Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. A sua indiferença ao clamor dos aflitos, a sua falta de compaixão, o seu desamor poderá leva-lo a passar a sua eternidade sem Deus, Tiago diz que “quem sabe fazer o bem e não o faz comete pecado”. Portanto, se você não estende a mão para socorrer ao que sofre, se você não tem compaixão pela dor do seu semelhante, você está em pecado; e o pecado contamina. E quem está contaminado não pode entrar na cidade santa. “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. (Ap. 21:27). Por isto Jesus afirmou: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário