Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Mensagem aos Defensores de Imagens. “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46).




       “Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra”.( Jeremias 23:14)

          Existem igrejas que se apresentam como igrejas cristãs onde seus líderes têm em seu poder o manejar da Escritura Sagrada, infalível Palavra de Deus, porém, esses mesmos líderes têm levado aos seus fiéis ensinos de doutrinas que os fazem desviar do verdadeiro propósito da fé cristã na qual o nome de Jesus está acima de todos os nomes e, somente ao Senhor, toda honra e toda glória.
         E, dentre esses ensinos existe um ato de iniquidade que fere o coração de Deus e provoca a sua ira. O mesmo que acontecia com o povo de Israel tem acontecido em nossos dias, e através do Profeta Jeremias, Deus dizia a Israel: “Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira”. (Jeremias 7:18).  A idolatria dos povos da geração de Israel o incentiva a imitá-los e o povo de Israel passou a adorar ídolos, e fazer imagens; e esses ídolos têm tentado tomar o lugar da adoração que é devida somente ao nosso Deus Criador. A idolatria tem sido uma doutrina ensinada por líderes cristãos e não cristãos em toda a terra. "E eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando e enviando a dizer: Ora, não façais esta coisa abominável que odeio". (Jeremias 44:4). Deus odeia a idolatria. Mas, nenhum desses líderes tem entendimento para, segundo a Bíblia, questionar: Porventura não há uma mentira na minha mão direita? “Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita? (Isaías 44:20).
      Ainda, o profeta Jeremias no capitulo 10, versículo 14, do seu livro diz: “Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito”. 
         Não importa que tipo de imagem você esteja venerando; não importa se a sua imagem representa um ser terrestre ou celeste, uma criatura vivente, um astro, uma planta, uma árvore, um réptil etc. Não importa que tipo de objeto você escolheu e o fez seu ídolo. Saiba que qualquer ato de glória que venha a prestar às suas imagens, seus ídolos, isto é pecado, é um ato abominável aos olhos de Deus. A Bíblia diz que a ira de Deus se levanta quando o homem, obra de suas mãos, deixa de adorá-lo e dobra seus joelhos perante as imagens de escultura, porque Deus nos fez para o louvor da sua glória.  “A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz” (Isaías 43:7).
          O Salmista diz em uma de suas canções: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” ( Salmos 24:1). Portanto, crendo ou não, aceitando ou não, você pertence ao Senhor. Você pode fazer o que quiser com a sua vida, pode levar a sua alma a se curvar diante de Deus ou do diabo, através das imagens as quais você se ajoelha e põe nelas a sua fé. Sim, isto mesmo! Quando você se curva diante de uma imagem pensando que ela lhe leva a Deus, aquele ídolo lhe leva à adoração ao diabo. Deus não recebe honra, louvor e adoração por meio de uma imagem, de um ídolo. O que estou dizendo é um absurdo? Mas, não sou eu quem o digo. É a Palavra de Deus através de Paulo. O apóstolo Paulo diz em sua primeira carta aos crentes da Igreja de Corinto: “Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus”. Confira em 1 Coríntios 10:19,20. Por isto que sua fé idólatra, fere o coração de Deus porque Ele diz: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura”. (Isaías 42:8).
        Jesus disse:” Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento”. (Marcos 12:30). Quem ama a Deus como Ele deseja ser amado, sabendo que ele odeia a idolatria, jamais vai querer uma imagem como objeto de culto. Mas, de geração em geração, desde que os homens se multiplicaram na terra, seus caminhos os levaram a se rebelar contra Deus e fazem tudo o que aos seus olhos parecem direito. O pecado de modo geral tem levado os homens a se desviarem de Deus. Os homens têm praticado toda sorte de pecados que os afastam do nosso Criador e entre esses pecados se destaca a idolatria. E, assim, multidões e mais multidões, em todas as nações da terra, se reúnem para adorar suas imagens de esculturas e as honram e se curva diante delas como se elas fossem Deus. Contudo diz a Bíblia que esses ídolos são deuses vãos, de nenhum préstimo, pois, eles não podem salvar, “Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos”. (Isaias 44:10,11) E, na verdade a Bíblia é muito clara em relação ao destino do homem após a morte e quais são as opções que nós temos: 1 - passar a eternidade com Deus ou 2 - passar a eternidade sem Deus. Confira em  Mateus 25:46. E, são esses deuses vãos, entre tantos outros atos pecaminosos, que irão levar muitos cristãos e não cristãos, a passar toda a sua eternidade longe do verdadeiro Deus. Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo que disse aos que cultuam ídolos, que eles estão cultuando e adorando o diabo, adverte: “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. (1 Coríntios 6:10).  E o Livro de Apocalipse do Apóstolo João, “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer”, diz: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte (Apocalipse 21:8). E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. (Apocalipse 21:27) E, nesse lugar seu tormento é por toda a eternidade. “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome”. (Apocalipse 14:11).
          Desde que satanás contaminou o homem com suas mentiras e enganos, o homem  tem se afastado do propósito pelo qual foi criado: para o louvor da glória de Deus. Quando Moisés estava conduzindo Israel à terra que Deus havia prometido aos descendentes de Abraão, Moisés disse: “Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”. (Deuteronômio 4:15-19). Portanto, não compare uma imagem, um ídolo feito por mãos humanas, com alguém que possa conectar você com Deus, porque foi Deus mesmo quem disse: Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; (Deuteronômio 5:8).
           Alguns líderes religiosos até cita trechos da Bíblia, fala em Deus e o chama de Pai; eles dizem que creem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, porém, praticam a idolatria. Eles têm suas crenças em ídolos, imagens feitas de barro, madeira, metal etc. E se ajoelham diante desses objetos e fazem suas orações e petições. Eles ensinam aos seus congregados que aquelas imagens representam os santos, e que estes, os representam diante de Deus. Mas, segundo a Bíblia, isto é uma grande mentira. Essa forma de cultuar é uma forma de levar o povo a dividir a glória devida somente a Deus com os ídolos e como já falamos, segundo a Bíblia, Deus é categórico em dizer que Ele não aceita dividir a sua glória com outrem e nem o seu louvor às imagens. E para complicar a vida de quem não lê a Bíblia ou se a lê, não pede sabedoria e discernimento a Deus para entender a sua Palavra e acredita nas mentiras de seus líderes, os quais Jesus os chama de “guias cegos” porque, se enxergam a verdade a esconde de si mesmos e de seus rebanhos; eles não entram pela porta estreita que é Jesus. Preferem a porta larga do engano, que afastam os cristãos do verdadeiro caminho e inventaram, e ensinam há centena de anos, que Maria é medianeira entre Deus e os homens. De onde inventaram tal crença? Que base acharam para ensinar tal doutrina?  Da bíblia? Com certeza não foi da Bíblia, infalível Palavra de Deus. Porque de Gênesis ao Apocalipse, Deus condena a idolatria; Deus abomina a adoração de imagens. Ensino dos Apóstolos da Igreja Primitiva? De maneira alguma! Os apóstolos de Jesus Cristo, todos eles amavam profundamente os ensinos do Senhor Jesus que dizia: Crede em Deus, crede também em mim; Eu e o Pai somos um; Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado. E o que Jesus ensinou? Que Ele e o Pai é Deus. E o que Deus disse? “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.
            Por isto a voz do Senhor clama aos que O querem seguir: Ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem os caminhos das tuas veredas.(Isaias 3:12b).
         Quando Deus separou o povo de Israel e fez com ele uma aliança, Deus queria que Israel fosse o seu referencial. E o Senhor, disse: “E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus e saberão que eu sou o Senhor seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles”. E o Senhor disse, também: “E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo”. Israel deveria mostrar as nações que não existia Deus fora dele. Que o seu poder, a sua grandeza, a sua soberania era incomparável. Através do profeta Isaías, Deus questiona: A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes? (Isaias 46:5)  
          Mas, a nação de Israel não deu a devida importância àquela aliança que o Senhor havia feito com ela. As pessoas de Israel começaram a se envolver com os costumes idólatras dos povos que os cercavam e Deus ficou irado com Israel porque eles haviam quebrado a sua aliança. Sem a presença de Deus habitando no meio deles, veio a ruína. A nação de Israel foi invadida e dominada pelos seus inimigos. Acabou a glória de Israel que lamentava:Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão”. (Isaias 59:9).
           Porém, havia uma promessa não somente para Israel, mas, para nós, para todos os povos da terra. A luz iria raiar e um novo amanhecer levaria esperança aos que andavam na escuridão."O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz". (Isaias 9:2). 
            E, quem seria o condutor dessa luz?  A história começa quando Deus envia o anjo Gabriel a encontrar com a jovem Maria que morava em Nazaré, cidade da Galiléia. “E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. (Lucas 1:26,27).
          Maria teve a honra de ser a escolhida para gerar o Filho de Deus. Em seu cântico de louvor e gratidão por ser a escolhida para tão grandiosa missão, ela disse que seria lembrada por todas as gerações que a chamariam de bem-aventurada. Maria teve importante papel em sua geração. Ela continua sendo lembrada e honrada por todas as gerações como a mulher mais bem-aventurada de todos os tempos. Mas, ser bem-aventurada, não significa ser adorada. Maria não pode receber adoração. Não podemos nos ajoelhar diante dela pela fé, porque ela apesar de ser bem-aventurada não é digna de ser adorada, porque somente Deus é digno e deve ser adorado; somente Jesus Cristo seu Filho, que é um com o Pai, é digno, pode e deve ser adorado. E, com certeza, se Maria pudesse se comunicar com os religiosos da terra, com os artífices, os fabricantes de imagens, ela jamais permitiria que fizessem dela uma imagem de escultura e muito menos que a considerassem digna de ser adorada. Pois, seus lábios só entoavam cânticos de louvor ao Senhor. A sua boca abriu em adoração ao que é digno de ser adorado, dizendo: "A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. A sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem". 
        Mas, Maria não pode se comunicar com os homens na terra, porque ela, como os apóstolos de Jesus Cristo que o acompanharam em sua jornada aqui na terra, como todos os santos de Deus que já partiram para a eternidade,ela está aguardando o soar da trombeta para a sua ressurreição. O único túmulo que ficou vazio, foi o túmulo do Senhor Jesus. Somente Jesus teve poder sobre a morte; somente ele ressurgiu dentre os mortos; os demais aguardam a sua vinda para sair dos seus túmulos.
        A missão de Maria como mãe do Filho de Deus, se encerrou aos pés da cruz. A missão de Maria termina quando Jesus, o Salvador nosso e de Maria, lhe diz, olhando para o seu discípulo amado, João: “Mulher, eis aí o teu filho”. Provavelmente, Maria, ao ver o sofrimento de Jesus, estivesse gritando, silenciosamente em seu coração: Meu filho! Meu filho, o que fizeram com você? Grande é a minha dor, meu filho querido! 
           Assim, como Ele olhou para as mulheres que choravam contemplando o seu sofrimento, acompanhando a sua agonia e disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. (Lucas 23:28). Sim, o Deus homem havia cumprido a sua missão e ao ser levantado da terra naquela horrenda cruz, recebendo todo o castigo da humanidade, derramando todo o seu sangue para perdoar os nossos pecados, a morte seria vencida. No terceiro dia ele ressurgiria, não mais como o filho de José, o carpinteiro e nem de Maria, a bendita entre as mulheres, aquela que lhe acolheu em seus braços e o amamentou. Mas, como o majestoso e glorioso Filho de Deus, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Por isto, Jesus disse a Maria, “mulher, eis aí o teu filho; e olhando para João, disse: filho, eis aí, a tua mãe”. Enquanto precisou de seus cuidados maternos, Maria cumpriu o seu papel de mãe; contudo, quando iniciou seu ministério ela mesma reconheceu a grandeza do seu poder e disse: fazei tudo o que Ele vos disser. A obediência era a Ele. Todo louvor e toda a  adoração era para Ele. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Romanos 11:36).
             A Bíblia não menciona em nenhum texto de seus livros que Maria é a mãe de Deus, porque Deus não tem mãe. Também, de Mateus ao Apocalipse nenhuma menção honrosa foi concedida a Maria como intercessora dos pecadores; a nenhum ser humano foi dado essa responsabilidade de comparecer diante de Deus pedindo-lhe graça ou advogando em favor dos homens aqui na terra. Mas, somente Cristo tem acesso ao Pai, diz a Bíblia. “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;” (Hebreus 9:24). Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (1João 2:1). 
          Portanto, todos que desejam servir a Deus em espírito e em verdade precisam saber que: não existe, em toda a terra, preste atenção! Diante de Deus, não existe em toda terra, senhora padroeira, não existe medianeira. Deus não aceita essa mentira idólatra que os religiosos idólatras inventaram para afastar o homem da verdadeira adoração devida somente a Ele. 
          O Brasil verdadeiramente cristão não tem “Senhora". Tem o Senhor. Porque há um só Deus e um só Mediador, digno de ser adorado. É Bíblia que diz: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. (1 Timóteo 2:5). “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. (1Coríntios 8:6).
        “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança". (Salmos 33:12). Saiba, pois, que Maria não é a arca da aliança. Não será Maria que estará à porta do céu para dar as boas-vindas aos que lá chegarem. A Bíblia não ensina tal mentira. Não foi Maria pregada numa cruz; ela não derramou o seu sangue para nos salvar. Maria apenas foi agraciada para ser a mãe do Filho de Deus e nós a respeitamos e a amamos por isso, porém, não a adoramos.  É o Senhor Jesus, que deve ser adorado. Foi Jesus quem derramou o seu sangue na cruz; foi Ele quem morreu por nós e ao terceiro dia ressuscitou. Hoje, pela sua graça, Ele é o nosso Salvador e está assentado a destra do Pai, intercedendo por nós, mas naquele dia, Ele será o justo Juiz, que dirá: “Vinde benditos de meu Pai, possuir por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” e Maria, também, juntamente com todos que se arrependeram dos seus pecados e os confessaram a Jesus e não aos seus líderes religiosos, estarão lá, à direita do trono, recebendo a saudação de Jesus: Sejam bem-vindos, amados de meu Pai! Também o justo Juiz dirá aos que estiverem à esquerda: “Apartai-vos de mim, malditos para o fogo eterno, porque não vos conheço”. E, sabe quem serão essas pessoas que vão ouvir tão terrível, assustadora e dolorosa sentença? Líderes religiosos mentirosos que enganam as pessoas e não ensinam as verdades da Bíblia na sua essência; homens que, embora ministrem em nome de Deus, distorcem os ensinamentos das palavras do Senhor Jesus; religiosos que fazem da fé uma fonte de lucro; que amam mais a criatura do que o Criador, preferem seguir os enganos dos seus líderes e ignoram a verdade de Deus; religiosos que rejeitam a verdade e seguem a mentira. A verdade exige renúncia, negação de si mesmo, e a responsabilidade de seguir a Jesus levando cada dia a sua cruz e fazendo a vontade do Pai.
        Para concluir, muitos acham que vão poder entrar no céu vivendo na mentira, na vaidade, na falta de compromisso com a Palavra de Deus. Jesus mesmo disse: Muitos me dirão “naquele dia”: Senhor, Senhor! Mas, que dia? O dia em que grandes e pequenos, crentes e ateus, ricos e pobres, brancos e de cor, enfim, o dia em que todos os homens terão que comparecer diante do justo e reto Juiz para prestar-lhe conta de seus atos. Uns vão estar à sua direita e outros à sua esquerda; hoje, enquanto mantemos em nossos pulmões o sopro da vida temos liberdade para seguir a Deus, ou seguir mamon; adorar a Deus fielmente da forma como Jesus disse que o Pai deseja ser adorado, ou dividir a sua glória com imagens; Mas, naquele dia, essa liberdade acaba. “Naquele dia atentará o homem para o seu Criador, e os seus olhos olharão para o Santo de Israel”. (Isaías 17:7).
         Portanto, querendo ou não; crendo ou não; aceitando ou não; “Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, e toda a língua confessará a Deus”. (Romanos 14:11). Jesus disse: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. (Mateus 7:22,23). Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25:41).
     “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”. (Romanos 1:21-32).
         “E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia. E todos os ídolos desaparecerão totalmente. Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem. E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra”. (Isaías 2:12-21)

       Jesus está voltando! E, todo o olho o verá. De que lado você vai estar?
      “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?”
(Lucas 6:46).


       "Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro”. (1João 4:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário